História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor
Palavras-chave:
História em quadrinhos. Literatura. Formação do leitor.Resumo
Apresenta estudo sobre a relevância do diálogo intertextual paródico entre Histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e os contos de fada tradicionais para a formação do leitor. Os dados empíricos são decorrentes da pesquisa “O ensino de leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos e da literatura infantil na formação do leitor” em que foram lidos pares de histórias que mantem entre si relação paródica. Revela que a paródia serve de acesso ao patrimônio cultural e literário através de material de leitura que as crianças já dominam os quadrinhos. A leitura comparativa dos gêneros também oferece ao leitor perspectivas diferentes sobre o mesmo enredo: da leveza dos quadrinhos ao drama dos contos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2009
Como Citar
Amarilha, M. (2009). História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor. Revista Educação Em Questão, 36(22). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3967
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.