A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
Palavras-chave:
Formação contínua. Reflexão. Identidade profissional.Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professores
do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),
desenvolvidos no âmbito do Programa
Nacional de Ensino do Português (PNEP),
que constituiu uma dissertação de mestrado
em Ciências da Educação. Pretendeu-se
estudar a formação no PNEP e de que modo
esta se traduz na alteração/melhoria das
práticas educativas e, de forma mais específica,
compreender as implicações que a
actividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimento
e na melhoria da prática docente.
Foi desenvolvido um estudo exploratório de
características de investigação qualitativa
em Ciências da Educação. Os resultados do
estudo apontam para o reconhecimento da
importância da formação contínua centrada
nas escolas como factor do desenvolvimento
do trabalho reflexivo e colaborativo, que
poderá conduzir à mudança educacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2010
Como Citar
Alves, S. M. A., & Pereira, M. de F. C. R. (2010). A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português. Revista Educação Em Questão, 39(25). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.