A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
Keywords:
Formação contínua. Reflexão. Identidade profissional.Abstract
Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professores
do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),
desenvolvidos no âmbito do Programa
Nacional de Ensino do Português (PNEP),
que constituiu uma dissertação de mestrado
em Ciências da Educação. Pretendeu-se
estudar a formação no PNEP e de que modo
esta se traduz na alteração/melhoria das
práticas educativas e, de forma mais específica,
compreender as implicações que a
actividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimento
e na melhoria da prática docente.
Foi desenvolvido um estudo exploratório de
características de investigação qualitativa
em Ciências da Educação. Os resultados do
estudo apontam para o reconhecimento da
importância da formação contínua centrada
nas escolas como factor do desenvolvimento
do trabalho reflexivo e colaborativo, que
poderá conduzir à mudança educacional.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2010
How to Cite
Alves, S. M. A., & Pereira, M. de F. C. R. (2010). A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português. Journal Education in Question, 39(25). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.