A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português

Autores/as

  • Sílvia Maria Alvadia Alves
  • Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira

Palabras clave:

Formação contínua. Reflexão. Identidade profissional.

Resumen

Este artigo apresenta um estudo sobre os
processos de formação contínua dos professores
do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),
desenvolvidos no âmbito do Programa
Nacional de Ensino do Português (PNEP),
que constituiu uma dissertação de mestrado
em Ciências da Educação. Pretendeu-se
estudar a formação no PNEP e de que modo
esta se traduz na alteração/melhoria das
práticas educativas e, de forma mais específica,
compreender as implicações que a
actividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimento
e na melhoria da prática docente.
Foi desenvolvido um estudo exploratório de
características de investigação qualitativa
em Ciências da Educação. Os resultados do
estudo apontam para o reconhecimento da
importância da formação contínua centrada
nas escolas como factor do desenvolvimento
do trabalho reflexivo e colaborativo, que
poderá conduzir à mudança educacional.

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Biografía del autor/a

Sílvia Maria Alvadia Alves

Profa. Ms. Sílvia Maria Alvadia AlvesAgrupamento de Escolas de Matosinhos | PortugalEducação Básica | 1º Ciclo do Ensino BásicoGrupo de Pesquisa Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de EducaçãoE-mail | silvialvadia@gmail.com

Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira

Profa. Dra. Maria de Fátima Carneiro Ribeiro PereiraUniversidade do Porto | PortugalFaculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoGrupo de Pesquisa Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e de EducaçãoCentro de Investigação e Intervenção Educativas | CIIEE-mail | fpereira@fpce.up.pt

Publicado

15-12-2010

Cómo citar

Alves, S. M. A., & Pereira, M. de F. C. R. (2010). A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013