A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português
Palabras clave:
Formação contínua. Reflexão. Identidade profissional.Resumen
Este artigo apresenta um estudo sobre osprocessos de formação contínua dos professores
do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB),
desenvolvidos no âmbito do Programa
Nacional de Ensino do Português (PNEP),
que constituiu uma dissertação de mestrado
em Ciências da Educação. Pretendeu-se
estudar a formação no PNEP e de que modo
esta se traduz na alteração/melhoria das
práticas educativas e, de forma mais específica,
compreender as implicações que a
actividade crítica e reflexiva tem no desenvolvimento
e na melhoria da prática docente.
Foi desenvolvido um estudo exploratório de
características de investigação qualitativa
em Ciências da Educação. Os resultados do
estudo apontam para o reconhecimento da
importância da formação contínua centrada
nas escolas como factor do desenvolvimento
do trabalho reflexivo e colaborativo, que
poderá conduzir à mudança educacional.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2010
Cómo citar
Alves, S. M. A., & Pereira, M. de F. C. R. (2010). A reflexão colaborativa como dispositivo de mudança: formação contínua de professores no contexto do Programa Nacional de Ensino do Português. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4013
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.