A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios

  • Stella Cecilia Duarte Segenreich
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro
Palavras-chave: Ensino Superior. Educação a distância. Marcos regulatórios.

Resumo

O artigo objetiva fazer uma reflexão críticasobre os marcos regulatórios que nortearama institucionalização da Educação Superior aDistância no Brasil (EAD), tomando como referência50 (cinquenta) documentos analisadospara a pesquisa Expansão do ensino superiorpós – LDB/96. Verificou-se que a necessidadede sistematização da EAD, legitimadapor essa lei, encontrava-se nas diretrizes dosorganismos internacionais como estratégiade expansão da educação superior, e queas primeiras iniciativas do governo brasileiroestavam associadas à utilização das tecnologiasna educação. A análise contextualizadados marcos regulatórios, evidenciou, inicialmente,a explosão quantitativa e massificadada EAD, sem que o Estado estivesse instrumentalizadopara sua regulação efetiva. Apartir de 2005, novos atos regulatórios e acriação da Universidade Aberta do Brasilprocuram manter essa expansão sem perderde vista a qualidade.

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Biografia do Autor

Stella Cecilia Duarte Segenreich
Profa. Dra. Stella Cecilia Duarte SegenreichUniversidade Católica de Petrópolis | Rio de JaneiroGrupo de Pesquisa | Educação Superior a Distância: possibilidadese questõesMestrado em Educação da UCP (líder)Grupo de Pesquisa | Política e Gestão da Educação | UNIVERSITAS |RIES | PUC/RS
Alda Maria Duarte Araújo Castro
Profa. Dra. Alda Maria Duarte Araújo CastroUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalCentro de Educação NorteGrupo de Pesquisa | Política e Gestão da Educação | UNIVERSITAS |UFRN
Publicado
15-04-2012
Como Citar
Segenreich, S. C. D., & Araújo Castro, A. M. D. (2012). A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4054
Seção
Artigos