A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
Keywords:
Ensino Superior. Educação a distância. Marcos regulatórios.Abstract
O artigo objetiva fazer uma reflexão críticasobre os marcos regulatórios que nortearama institucionalização da Educação Superior aDistância no Brasil (EAD), tomando como referência50 (cinquenta) documentos analisadospara a pesquisa Expansão do ensino superiorpós – LDB/96. Verificou-se que a necessidadede sistematização da EAD, legitimadapor essa lei, encontrava-se nas diretrizes dosorganismos internacionais como estratégiade expansão da educação superior, e queas primeiras iniciativas do governo brasileiroestavam associadas à utilização das tecnologiasna educação. A análise contextualizadados marcos regulatórios, evidenciou, inicialmente,a explosão quantitativa e massificadada EAD, sem que o Estado estivesse instrumentalizadopara sua regulação efetiva. Apartir de 2005, novos atos regulatórios e acriação da Universidade Aberta do Brasilprocuram manter essa expansão sem perderde vista a qualidade.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-04-2012
How to Cite
Segenreich, S. C. D., & Araújo Castro, A. M. D. (2012). A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios. Journal Education in Question, 42(28). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4054
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.