A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios
Palabras clave:
Ensino Superior. Educação a distância. Marcos regulatórios.Resumen
O artigo objetiva fazer uma reflexão críticasobre os marcos regulatórios que nortearama institucionalização da Educação Superior aDistância no Brasil (EAD), tomando como referência50 (cinquenta) documentos analisadospara a pesquisa Expansão do ensino superiorpós – LDB/96. Verificou-se que a necessidadede sistematização da EAD, legitimadapor essa lei, encontrava-se nas diretrizes dosorganismos internacionais como estratégiade expansão da educação superior, e queas primeiras iniciativas do governo brasileiroestavam associadas à utilização das tecnologiasna educação. A análise contextualizadados marcos regulatórios, evidenciou, inicialmente,a explosão quantitativa e massificadada EAD, sem que o Estado estivesse instrumentalizadopara sua regulação efetiva. Apartir de 2005, novos atos regulatórios e acriação da Universidade Aberta do Brasilprocuram manter essa expansão sem perderde vista a qualidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-04-2012
Cómo citar
Segenreich, S. C. D., & Araújo Castro, A. M. D. (2012). A inserção da educação a distância no ensino superior do Brasil: diretrizes e marcos regulatórios. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4054
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.