Marcos regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB

Autores

  • Olgaíses Cabral Maués
  • Arlete Maria Monte Camargo

Palavras-chave:

Formação de professores. Políticas educacionais. Trabalho docente.

Resumo

A aprovação da Lei n º 9.394/1996 ensejou,dentre outros fatores, a edição de novosmarcos regulatórios manifestados através deorientações que definem políticas e recomendaçõessobre o trabalho e formação docente.A análise dessas formulações no Brasil é oobjetivo deste texto, resultado de pesquisadocumental e bibliográfica direcionada paraa compreensão do processo de expansão noensino superior. Os marcos regulatórios analisadossinalizam para a adoção de medidasque requalifiquem os cursos de formação deprofessores, além de soluções que coloquemo sistema educacional em sintonia com asmudanças econômicas e sociais, na gestão,financiamento e avaliação da educação,orientações que interferem diretamente naformação e no trabalho que esse profissionaldesenvolve.

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Biografia do Autor

Olgaíses Cabral Maués

Prof. Dr. Olgaíses Cabral MauésUniversidade Federal do Pará | BelémInstituto de Ciências da EducaçãoGrupo de Estudo e Pesquisa | Políticas Educacionais, Formação eTrabalho Docente | GESTRADO | UFPAE-mail | olgaises@uol.com.br

Arlete Maria Monte Camargo

Profa. Dra. Arlete Maria Monte CamargoUniversidade Federal do Pará | BelémInstituto de Ciências da EducaçãoGrupo de Estudo e Pesquisa sobre Educação Superior | GEPESE-mail | acamargo@ufpa.br

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Publicado

15-04-2012

Como Citar

Maués, O. C., & Monte Camargo, A. M. (2012). Marcos regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4056

Edição

Seção

Artigos