Qualidade na educação básica: entre significações, políticas e indicadores

Autores

  • Elton Luiz Nardi
  • Marilda Pasqual Schneider

Palavras-chave:

Qualidade. Educação básica. Políticas educacionais.

Resumo

O trabalho trata dos resultados de um estudo sobreo tema da qualidade educacional. Destaca o significadodeste tema em documentos exarados peloMEC, cotejando-o com resultados educacionaisalcançados por um conjunto de municípios catarinensesno tocante às suas metas de qualidade.Sublinha o duplo desafio que se impõe aos municípiospesquisados: por um lado, alcance das metasdo Ideb; por outro, atenção aos demais referenciaisorientadores das ações voltadas à construçãoda qualidade social, também assinalados nosdocumentos. Finaliza apontando a necessidadede acompanhamento cuidadoso dos elementosque consubstanciariam a qualidade social almejada,em um contexto de crescente tendência aouso de informações majoritariamente quantitativasna formulação de políticas e no planejamentoeducacional.

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Biografia do Autor

Elton Luiz Nardi

Prof. Titular Dr. Elton Luiz NardiUniversidade do Oeste de Santa Catarina | Joaçaba |Santa CatarinaPrograma de Pós-Graduação em Educação daMembro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em EducaçãoE-mail | elton.nardi@unoesc.edu.br

Marilda Pasqual Schneider

Profa.Titular Dra. Marilda Pasqual SchneiderUniversidade do Oeste de Santa Catarina | Joaçaba | SantaCatarinaPrograma de Programa de Pós-Graduação em EducaçãoMembro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em EducaçãoE-mail | marilda.schneider@unoesc.edu.br

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Publicado

15-04-2012

Como Citar

Nardi, E. L., & Schneider, M. P. (2012). Qualidade na educação básica: entre significações, políticas e indicadores. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4059

Edição

Seção

Artigos