A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades

  • Ana Maria Cavaliere
  • Lucia Velloso Maurício
Palavras-chave: Ampliação da jornada escolar. Desigualdades educacionais. Diferenças regionais.

Resumo

O texto relaciona os debates sobre as modalidadesde ampliação da jornada escolar à perspectiva deenfrentamento das desigualdades educacionais,utilizando os resultados de pesquisa de âmbitonacional, financiada pelo Ministério da Educação,realizada por quatro universidades federais brasileiras,que investigou as experiências de ampliaçãoda jornada escolar em municípios de todas asregiões do país. Para isso, são destacados estudosinternacionais e nacionais que relacionam jornadaescolar e desempenho de alunos, bem como aspectosda história da ampliação do tempo escolar noBrasil. São cotejados os resultados encontrados nasregiões Nordeste e Sudeste, constatando-se que ascondições socioeconômicas e educativas locaiscom frequência se sobrepõem às intenções daspolíticas educacionais.

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Biografia do Autor

Ana Maria Cavaliere
Profa. Dra. Ana Maria CavaliereUniversidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de JaneiroFaculdade de EducaçãoGrupo de Estudos dos Sistemas Educacionais | UFRJNúcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral | UNIRIO |UFRJ | UERJE-mail | anamariacavaliere@fe.ufrj.br
Lucia Velloso Maurício
Profa. Dra. Lucia Velloso MaurícioUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | São Gonçalo | Rio deJaneiroFaculdade de Formação de ProfessoresGrupo de Pesquisa Vozes da Educação | UERJNúcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral | UNIRIO |UFRJ | UERJE-mail | luciavelloso.uerj@gmail.com
Publicado
15-04-2012
Como Citar
Cavaliere, A. M., & Velloso Maurício, L. (2012). A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4060
Seção
Artigos