A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades
Palavras-chave:
Ampliação da jornada escolar. Desigualdades educacionais. Diferenças regionais.Resumo
O texto relaciona os debates sobre as modalidadesde ampliação da jornada escolar à perspectiva deenfrentamento das desigualdades educacionais,utilizando os resultados de pesquisa de âmbitonacional, financiada pelo Ministério da Educação,realizada por quatro universidades federais brasileiras,que investigou as experiências de ampliaçãoda jornada escolar em municípios de todas asregiões do país. Para isso, são destacados estudosinternacionais e nacionais que relacionam jornadaescolar e desempenho de alunos, bem como aspectosda história da ampliação do tempo escolar noBrasil. São cotejados os resultados encontrados nasregiões Nordeste e Sudeste, constatando-se que ascondições socioeconômicas e educativas locaiscom frequência se sobrepõem às intenções daspolíticas educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-04-2012
Como Citar
Cavaliere, A. M., & Velloso Maurício, L. (2012). A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Revista Educação Em Questão, 42(28). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4060
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.