A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades
Palabras clave:
Ampliação da jornada escolar. Desigualdades educacionais. Diferenças regionais.Resumen
O texto relaciona os debates sobre as modalidadesde ampliação da jornada escolar à perspectiva deenfrentamento das desigualdades educacionais,utilizando os resultados de pesquisa de âmbitonacional, financiada pelo Ministério da Educação,realizada por quatro universidades federais brasileiras,que investigou as experiências de ampliaçãoda jornada escolar em municípios de todas asregiões do país. Para isso, são destacados estudosinternacionais e nacionais que relacionam jornadaescolar e desempenho de alunos, bem como aspectosda história da ampliação do tempo escolar noBrasil. São cotejados os resultados encontrados nasregiões Nordeste e Sudeste, constatando-se que ascondições socioeconômicas e educativas locaiscom frequência se sobrepõem às intenções daspolíticas educacionais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-04-2012
Cómo citar
Cavaliere, A. M., & Velloso Maurício, L. (2012). A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4060
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.