A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades

Autores/as

  • Ana Maria Cavaliere
  • Lucia Velloso Maurício

Palabras clave:

Ampliação da jornada escolar. Desigualdades educacionais. Diferenças regionais.

Resumen

O texto relaciona os debates sobre as modalidadesde ampliação da jornada escolar à perspectiva deenfrentamento das desigualdades educacionais,utilizando os resultados de pesquisa de âmbitonacional, financiada pelo Ministério da Educação,realizada por quatro universidades federais brasileiras,que investigou as experiências de ampliaçãoda jornada escolar em municípios de todas asregiões do país. Para isso, são destacados estudosinternacionais e nacionais que relacionam jornadaescolar e desempenho de alunos, bem como aspectosda história da ampliação do tempo escolar noBrasil. São cotejados os resultados encontrados nasregiões Nordeste e Sudeste, constatando-se que ascondições socioeconômicas e educativas locaiscom frequência se sobrepõem às intenções daspolíticas educacionais.

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Biografía del autor/a

Ana Maria Cavaliere

Profa. Dra. Ana Maria CavaliereUniversidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de JaneiroFaculdade de EducaçãoGrupo de Estudos dos Sistemas Educacionais | UFRJNúcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral | UNIRIO |UFRJ | UERJE-mail | anamariacavaliere@fe.ufrj.br

Lucia Velloso Maurício

Profa. Dra. Lucia Velloso MaurícioUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | São Gonçalo | Rio deJaneiroFaculdade de Formação de ProfessoresGrupo de Pesquisa Vozes da Educação | UERJNúcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral | UNIRIO |UFRJ | UERJE-mail | luciavelloso.uerj@gmail.com

Publicado

15-04-2012

Cómo citar

Cavaliere, A. M., & Velloso Maurício, L. (2012). A ampliação da jornada escolar nas regiões Nordeste e Sudeste: sobre modelos e realidades. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4060