Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066Palavras-chave:
Capital cultural. Práticas familiares. Desempenho em História.Resumo
Neste artigo averígua-se a relação entre odesempenho dos alunos na disciplina deHistória e sua origem social familiar. Combase no conceito de capital cultural, analisa--se a desigualdade entre o desempenhoescolar, relacionando “sucesso escolar”à distribuição do capital cultural entre asclasses. Com dados coletados por meiode questionários e entrevistas, e com baseno desempenho dos alunos na disciplinaHistória, o modo de transmissão desse capitalcultural familiar foi investigado com oobjetivo de observar se, apesar de sua presençaobjetiva, ele está em condições de sertransmitido pelos pais à criança, de modoque ela o reverta em práticas escolares positivaspara um bom desempenho em História.A análise aponta para a existência de umarelação entre as práticas culturais familiarese o desempenho dos alunos na disciplina– entre os alunos que têm melhores notas,observou-se a existência de estratégias familiares,maior acesso a bens culturais e umamaior proximidade com o texto escrito.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-08-2012
Como Citar
Alves, K. L. (2012). Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História. Revista Educação Em Questão, 43(29). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.