Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História

Authors

  • Kelly Ludkiewicz Alves

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066

Keywords:

Capital cultural. Práticas familiares. Desempenho em História.

Abstract

Neste artigo averígua-se a relação entre odesempenho dos alunos na disciplina deHistória e sua origem social familiar. Combase no conceito de capital cultural, analisa--se a desigualdade entre o desempenhoescolar, relacionando “sucesso escolar”à distribuição do capital cultural entre asclasses. Com dados coletados por meiode questionários e entrevistas, e com baseno desempenho dos alunos na disciplinaHistória, o modo de transmissão desse capitalcultural familiar foi investigado com oobjetivo de observar se, apesar de sua presençaobjetiva, ele está em condições de sertransmitido pelos pais à criança, de modoque ela o reverta em práticas escolares positivaspara um bom desempenho em História.A análise aponta para a existência de umarelação entre as práticas culturais familiarese o desempenho dos alunos na disciplina– entre os alunos que têm melhores notas,observou-se a existência de estratégias familiares,maior acesso a bens culturais e umamaior proximidade com o texto escrito.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Kelly Ludkiewicz Alves

Profa. Ms. Kelly Ludkiewicz AlvesDocente visitante Universidade Nacional Timor Lorosa’e | Timor-LesteDoutoranda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | São PauloPrograma de Estudos Pós-Graduados | Educação: História, Política,Sociedade | PUC – São PauloGrupo de Pesquisa | História das Disciplinas Escolares e dos Livros DidáticosE-mail | kellyludalves@gmail.com

Published

15-08-2012

How to Cite

Alves, K. L. (2012). Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História. Journal Education in Question, 43(29). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066