Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066Palabras clave:
Capital cultural. Práticas familiares. Desempenho em História.Resumen
Neste artigo averígua-se a relação entre odesempenho dos alunos na disciplina deHistória e sua origem social familiar. Combase no conceito de capital cultural, analisa--se a desigualdade entre o desempenhoescolar, relacionando “sucesso escolar”à distribuição do capital cultural entre asclasses. Com dados coletados por meiode questionários e entrevistas, e com baseno desempenho dos alunos na disciplinaHistória, o modo de transmissão desse capitalcultural familiar foi investigado com oobjetivo de observar se, apesar de sua presençaobjetiva, ele está em condições de sertransmitido pelos pais à criança, de modoque ela o reverta em práticas escolares positivaspara um bom desempenho em História.A análise aponta para a existência de umarelação entre as práticas culturais familiarese o desempenho dos alunos na disciplina– entre os alunos que têm melhores notas,observou-se a existência de estratégias familiares,maior acesso a bens culturais e umamaior proximidade com o texto escrito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2012
Cómo citar
Alves, K. L. (2012). Desempenho escolar e práticas culturais familiares: a relação de alunos do ensino fundamental II com a disciplina de História. Educación En Cuestión, 43(29). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2012v43n29ID4066
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.