Ensinar/aprender ortografia: uma experiência na formação de professores

Autores

  • Priscilla Carla Silveira Menezes
  • Maria Estela Costa Holanda Campelo

Palavras-chave:

Formação de professores. Necessidades de formação. Ensino da ortografia.

Resumo

No âmbito da formação de professores,tem sido discutida a importância de açõesformativas que tenham como foco a análisede necessidades na formação docente.Preocupadas com essas questões e com oinsucesso na alfabetização de crianças daescola pública, realizamos uma pesquisa--ação que teve como objetivo investigar/intervir nas necessidades formativas de professoresdo Ensino Fundamental da escolapública, no âmbito das dificuldades ortográficasdos seus alunos, construindo comesses professores conhecimentos sobre oprocesso de ensinar/aprender ortografia.Desenvolvemos o estudo numa escola municipalde Ensino Fundamental I, com seteprofessoras e uma vice-diretora. Os principaisresultados apontaram que a reflexãodas docentes sobre as suas necessidadesformativas contribuiu para (trans)formação desuas concepções e práticas relacionadas aoensino da ortografia, mesmo diante de dificuldadesencontradas na prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Carla Silveira Menezes

Profa. Dra. Priscilla Carla Silveira MenezesUniversidade Potiguar | Natal | Rio Grande do NorteNúcleo de Educação à DistânciaGrupo de Pesquisa (em formação)| Alfabetização/Letramento decrianças e de jovens e adultosE-mail | prisilveira@unp.br

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda CampeloUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos e Políticas da EducaçãoGrupo de Pesquisa (em formação)|Alfabetização/Letramento decrianças e de jovens e adultosE-mail | estelacampelo@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

Menezes, P. C. S., & Campelo, M. E. C. H. (2012). Ensinar/aprender ortografia: uma experiência na formação de professores. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4068

Edição

Seção

Artigos