Ensinar/aprender ortografia: uma experiência na formação de professores

Autores/as

  • Priscilla Carla Silveira Menezes
  • Maria Estela Costa Holanda Campelo

Palabras clave:

Formação de professores. Necessidades de formação. Ensino da ortografia.

Resumen

No âmbito da formação de professores,tem sido discutida a importância de açõesformativas que tenham como foco a análisede necessidades na formação docente.Preocupadas com essas questões e com oinsucesso na alfabetização de crianças daescola pública, realizamos uma pesquisa--ação que teve como objetivo investigar/intervir nas necessidades formativas de professoresdo Ensino Fundamental da escolapública, no âmbito das dificuldades ortográficasdos seus alunos, construindo comesses professores conhecimentos sobre oprocesso de ensinar/aprender ortografia.Desenvolvemos o estudo numa escola municipalde Ensino Fundamental I, com seteprofessoras e uma vice-diretora. Os principaisresultados apontaram que a reflexãodas docentes sobre as suas necessidadesformativas contribuiu para (trans)formação desuas concepções e práticas relacionadas aoensino da ortografia, mesmo diante de dificuldadesencontradas na prática pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscilla Carla Silveira Menezes

Profa. Dra. Priscilla Carla Silveira MenezesUniversidade Potiguar | Natal | Rio Grande do NorteNúcleo de Educação à DistânciaGrupo de Pesquisa (em formação)| Alfabetização/Letramento decrianças e de jovens e adultosE-mail | prisilveira@unp.br

Maria Estela Costa Holanda Campelo

Profa. Dra. Maria Estela Costa Holanda CampeloUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalCentro de EducaçãoDepartamento de Fundamentos e Políticas da EducaçãoGrupo de Pesquisa (em formação)|Alfabetização/Letramento decrianças e de jovens e adultosE-mail | estelacampelo@hotmail.com

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Menezes, P. C. S., & Campelo, M. E. C. H. (2012). Ensinar/aprender ortografia: uma experiência na formação de professores. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4068