“Antenados, segurem essa onda”: Radioescola e educação na rede pública de Fortaleza

Autores

  • Alexandre Almeida Barbalho
  • Tarciana de Queiroz Mendes Campos

Palavras-chave:

Radioescola. Educação. Comunicação.

Resumo

Este artigo analisa as repercussões daaproximação entre comunicação e educaçãono cotidiano dos estudantes emquatro escolas da rede pública da cidadede Fortaleza (Ceará), os quais participaramdo projeto “Rádio-escola pela Educação”,produzindo o programa radiofônicoAntenados. A partir da avaliação de documentosoficiais, composta pelos ParâmetrosCurriculares Nacionais e pelos ProjetosPolítico-Pedagógicos das escolas, a pesquisaobjetiva contribuir para a análise dopotencial dos recursos da comunicaçãocomo processos educativos, na medida emque propiciam práticas culturais e formasde expressão, conforme percebem as autorasAlves e Machado (2006). Para tanto,o trabalho de campo utilizou as seguintesmetodologias e técnicas de pesquisa: diáriode campo, entrevistas, rodas de conversa,escuta coletiva dos programas de rádio eanálise documental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Almeida Barbalho

Prof. Dr. Alexandre Almeida BarbalhoUniversidade Estadual do CearáCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasUniversidade Federal do CearáInstituto de Cultura e ArtePrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialGrupos de Pesquisa| Políticas de Cultura e de Comunicação|Universidade Estadual do CearáGrupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia|Universidade Federal do CearáEmail| alexandrealmeidabarbalho@gmail.com

Tarciana de Queiroz Mendes Campos

Ms. Tarciana de Queiroz Mendes CamposLotada na Rádio FM da Assembleia Legislativa do CearáGrupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia |Universidade Federal do CearáEmail|tarcianacampos@hotmail.com

Downloads

Publicado

15-08-2012

Como Citar

Barbalho, A. A., & Campos, T. de Q. M. (2012). “Antenados, segurem essa onda”: Radioescola e educação na rede pública de Fortaleza. Revista Educação Em Questão, 43(29). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4072

Edição

Seção

Artigos