“Antenados, segurem essa onda”: Radioescola e educação na rede pública de Fortaleza

Autores/as

  • Alexandre Almeida Barbalho
  • Tarciana de Queiroz Mendes Campos

Palabras clave:

Radioescola. Educação. Comunicação.

Resumen

Este artigo analisa as repercussões daaproximação entre comunicação e educaçãono cotidiano dos estudantes emquatro escolas da rede pública da cidadede Fortaleza (Ceará), os quais participaramdo projeto “Rádio-escola pela Educação”,produzindo o programa radiofônicoAntenados. A partir da avaliação de documentosoficiais, composta pelos ParâmetrosCurriculares Nacionais e pelos ProjetosPolítico-Pedagógicos das escolas, a pesquisaobjetiva contribuir para a análise dopotencial dos recursos da comunicaçãocomo processos educativos, na medida emque propiciam práticas culturais e formasde expressão, conforme percebem as autorasAlves e Machado (2006). Para tanto,o trabalho de campo utilizou as seguintesmetodologias e técnicas de pesquisa: diáriode campo, entrevistas, rodas de conversa,escuta coletiva dos programas de rádio eanálise documental.

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Biografía del autor/a

Alexandre Almeida Barbalho

Prof. Dr. Alexandre Almeida BarbalhoUniversidade Estadual do CearáCentro de Estudos Sociais AplicadosPrograma de Pós-Graduação em Políticas PúblicasUniversidade Federal do CearáInstituto de Cultura e ArtePrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialGrupos de Pesquisa| Políticas de Cultura e de Comunicação|Universidade Estadual do CearáGrupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia|Universidade Federal do CearáEmail| alexandrealmeidabarbalho@gmail.com

Tarciana de Queiroz Mendes Campos

Ms. Tarciana de Queiroz Mendes CamposLotada na Rádio FM da Assembleia Legislativa do CearáGrupo de Pesquisa da Relação Infância, Adolescência e Mídia |Universidade Federal do CearáEmail|tarcianacampos@hotmail.com

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Barbalho, A. A., & Campos, T. de Q. M. (2012). “Antenados, segurem essa onda”: Radioescola e educação na rede pública de Fortaleza. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4072