O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente

Autores

  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Fotografia. Deficiência visual. Prática docente.

Resumo

O presente texto expõe uma iniciativa pedagógica envolvendo professores do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na tentativa de dimensionarmos as possibilidades mediadoras da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de portadores de deficiência visual. Tal iniciativa está relacionada à pesquisa Educação do Olhar e Prática Docente: Fotografia e Deficiência Visual, vinculada à Base de Pesquisa Saberes, Currículo e Práticas Educativas (DEPEd/UFRN), desenvolvida, colaborativamente, com o IERC em torno da formação continuada dos professores, tendo como referência a concepção do olhar não restrito à apreensão visual das coisas, mas englobando outros mecanismos sensoriais sintetizados na totalidade corpórea deflagradora de processos de semantização que revelam imagens sobre o mundo e sobre os próprios seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo
E-mail | jfa_alves@msn.com

Downloads

Publicado

15-12-2006

Como Citar

Alves, J. F. (2006). O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Revista Educação Em Questão, 27(13). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4494

Edição

Seção

Artigos