O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente
Keywords:
Fotografia. Deficiência visual. Prática docente.Abstract
O presente texto expõe uma iniciativa pedagógica envolvendo professores do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na tentativa de dimensionarmos as possibilidades mediadoras da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de portadores de deficiência visual. Tal iniciativa está relacionada à pesquisa Educação do Olhar e Prática Docente: Fotografia e Deficiência Visual, vinculada à Base de Pesquisa Saberes, Currículo e Práticas Educativas (DEPEd/UFRN), desenvolvida, colaborativamente, com o IERC em torno da formação continuada dos professores, tendo como referência a concepção do olhar não restrito à apreensão visual das coisas, mas englobando outros mecanismos sensoriais sintetizados na totalidade corpórea deflagradora de processos de semantização que revelam imagens sobre o mundo e sobre os próprios seres humanos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2006
How to Cite
Alves, J. F. (2006). O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Journal Education in Question, 27(13). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4494
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.