O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente
Palavras-chave:
Fotografia. Deficiência visual. Prática docente.Resumo
O presente texto expõe uma iniciativa pedagógica envolvendo professores do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na tentativa de dimensionarmos as possibilidades mediadoras da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de portadores de deficiência visual. Tal iniciativa está relacionada à pesquisa Educação do Olhar e Prática Docente: Fotografia e Deficiência Visual, vinculada à Base de Pesquisa Saberes, Currículo e Práticas Educativas (DEPEd/UFRN), desenvolvida, colaborativamente, com o IERC em torno da formação continuada dos professores, tendo como referência a concepção do olhar não restrito à apreensão visual das coisas, mas englobando outros mecanismos sensoriais sintetizados na totalidade corpórea deflagradora de processos de semantização que revelam imagens sobre o mundo e sobre os próprios seres humanos.Downloads
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Publicado
15-12-2006
Como Citar
Alves, J. F. (2006). O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Revista Educação Em Questão, 27(13). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4494
Edição
Seção
Artigos
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