O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente

Autores/as

  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Fotografia. Deficiência visual. Prática docente.

Resumen

O presente texto expõe uma iniciativa pedagógica envolvendo professores do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na tentativa de dimensionarmos as possibilidades mediadoras da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de portadores de deficiência visual. Tal iniciativa está relacionada à pesquisa Educação do Olhar e Prática Docente: Fotografia e Deficiência Visual, vinculada à Base de Pesquisa Saberes, Currículo e Práticas Educativas (DEPEd/UFRN), desenvolvida, colaborativamente, com o IERC em torno da formação continuada dos professores, tendo como referência a concepção do olhar não restrito à apreensão visual das coisas, mas englobando outros mecanismos sensoriais sintetizados na totalidade corpórea deflagradora de processos de semantização que revelam imagens sobre o mundo e sobre os próprios seres humanos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Jefferson Fernandes Alves
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas e Currículo
E-mail | jfa_alves@msn.com

Publicado

15-12-2006

Cómo citar

Alves, J. F. (2006). O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4494