O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente
Palabras clave:
Fotografia. Deficiência visual. Prática docente.Resumen
O presente texto expõe uma iniciativa pedagógica envolvendo professores do Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do RN (IERC), na tentativa de dimensionarmos as possibilidades mediadoras da fotografia no processo de ensino-aprendizagem de portadores de deficiência visual. Tal iniciativa está relacionada à pesquisa Educação do Olhar e Prática Docente: Fotografia e Deficiência Visual, vinculada à Base de Pesquisa Saberes, Currículo e Práticas Educativas (DEPEd/UFRN), desenvolvida, colaborativamente, com o IERC em torno da formação continuada dos professores, tendo como referência a concepção do olhar não restrito à apreensão visual das coisas, mas englobando outros mecanismos sensoriais sintetizados na totalidade corpórea deflagradora de processos de semantização que revelam imagens sobre o mundo e sobre os próprios seres humanos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2006
Cómo citar
Alves, J. F. (2006). O olhar pelo tato e pela voz: não vidência, fotografia e prática docente. Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4494
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.