A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5907Palavras-chave:
Formação de professores. Resolução de problemas. Leitura e escrita.Resumo
Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em
uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática
através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,
partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por
escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.
Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por
observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar
a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)
alunos de Matemática, através da resolução de problemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.