A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro

Autores

  • Manoel dos Santos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Norma Suely Gomes Allevato

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5907

Palavras-chave:

Formação de professores. Resolução de problemas. Leitura e escrita.

Resumo

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em
uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática
através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,
partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por
escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.
Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por
observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar
a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)
alunos de Matemática, através da resolução de problemas.

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Biografia do Autor

Manoel dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

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Publicado

15-08-2014

Como Citar

Costa, M. dos S., & Allevato, N. S. G. (2014). A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Revista Educação Em Questão, 49(35), 127–152. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5907

Edição

Seção

Artigos