A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro

Authors

  • Manoel dos Santos Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Norma Suely Gomes Allevato

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5907

Keywords:

Formação de professores. Resolução de problemas. Leitura e escrita.

Abstract

Este artigo analisa registros escritos apresentados por (futuros) professores, em
uma experiência com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática
através da Resolução de Problemas. Ao resolverem um problema sobre o volume de cilindro,
partiram da construção com folhas de papel, estimaram os volumes e resolveram por
escrito. Após discussão das resoluções, formalizou-se o conceito matemático construído.
Tal experiência fundamentou a presente pesquisa, de natureza qualitativa e realizada por
observação participante e análise documental. Constatou-se a necessidade de explorar
a escrita com professores em formação, para que também o façam com seus (futuros)
alunos de Matemática, através da resolução de problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Manoel dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Published

15-08-2014

How to Cite

Costa, M. dos S., & Allevato, N. S. G. (2014). A escrita de (futuros) professores de matemática na resolução de um problema sobre o volume do cilindro. Journal Education in Question, 49(35), 127–152. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5907