Instituições de acolhimento e seu potencial educativo

Autores

  • Aline Andrioli Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suzane Schmidlin Löhr

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5910

Palavras-chave:

Instituição de acolhimento. Educação. Pedagogo.

Resumo

São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituições
de acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada,
conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pela
criança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades de
diferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelas
atuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituições
identificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições de
acolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos por
elas contratados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Andrioli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Andrioli, A., & Löhr, S. S. (2014). Instituições de acolhimento e seu potencial educativo. Revista Educação Em Questão, 49(35), 203–227. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5910

Edição

Seção

Artigos