Instituições de acolhimento e seu potencial educativo

Autores/as

  • Aline Andrioli Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Suzane Schmidlin Löhr

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5910

Palabras clave:

Instituição de acolhimento. Educação. Pedagogo.

Resumen

São apresentados os resultados de dois estudos envolvendo pedagogos e instituições
de acolhimento. O primeiro, um estudo de caso de uma criança abrigada,
conduzido por uma pedagoga, permitiu vislumbrar o conceito de família formulado pela
criança. O segundo, um estudo de levantamento, visou identificar, em três cidades de
diferentes Estados brasileiros, instituições de acolhimento que tinham pedagogos nelas
atuando. O levantamento ocorreu entre 2013 e 2014 e constatou que, das 72 instituições
identificadas, somente 15 contavam com pedagogos atuantes. Se instituições de
acolhimento têm papel educativo, reflete-se sobre o número reduzido de pedagogos por
elas contratados.

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Biografía del autor/a

Aline Andrioli, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Marta Maria de Araújo, Coordenadora do Grupo de Pesquisa | Estudos Histórico Educacionais, Editora responsável pela Revista Educação em Questão

Publicado

15-08-2014

Cómo citar

Andrioli, A., & Löhr, S. S. (2014). Instituições de acolhimento e seu potencial educativo. Educación En Cuestión, 49(35), 203–227. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2014v49n35ID5910