Educação física escolar sob a perspectiva da cidadania: inclusão, alteridade, formação e informação plenas

Autores

  • Jaqueline Castilho Universidade Estadual Paulista de Rio Claro

Palavras-chave:

Educação física escolar. Cidadania.

Resumo

O interesse deste estudo se concentrou na reflexão sobre os princípios da cidadania, nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi a observação da atuação de professores de Educação Física, em quatro escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com aplicação de 230 questionários, em alunos de 4ª à 8ª séries. Os dados analisados, descritivamente, indicam que, à medida que se aproxima o final do Ensino Fundamental, o interesse e a motivação pela disciplina vai diminuindo. Isso gera a necessidade de estabelecer especificidade nos conteúdos, abranger nova didáticas, construir e conquistar o sentido da cidadania, através de vivências efetivas de inclusão, alteridade, direito as estruturas necessárias ao ensino-aprendizagem,à reclassificação, enfim, a uma educação física escolar de qualidade.

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Publicado

15-04-2004

Como Citar

Castilho, J. (2004). Educação física escolar sob a perspectiva da cidadania: inclusão, alteridade, formação e informação plenas. Revista Educação Em Questão, 19(5), 88–107. Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/8645

Edição

Seção

Artigos