Educação física escolar sob a perspectiva da cidadania: inclusão, alteridade, formação e informação plenas
Keywords:
Educação física escolar. Cidadania.Abstract
O interesse deste estudo se concentrou na reflexão sobre os princípios da cidadania, nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi a observação da atuação de professores de Educação Física, em quatro escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com aplicação de 230 questionários, em alunos de 4ª à 8ª séries. Os dados analisados, descritivamente, indicam que, à medida que se aproxima o final do Ensino Fundamental, o interesse e a motivação pela disciplina vai diminuindo. Isso gera a necessidade de estabelecer especificidade nos conteúdos, abranger nova didáticas, construir e conquistar o sentido da cidadania, através de vivências efetivas de inclusão, alteridade, direito as estruturas necessárias ao ensino-aprendizagem,à reclassificação, enfim, a uma educação física escolar de qualidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.