Educação física escolar sob a perspectiva da cidadania: inclusão, alteridade, formação e informação plenas
Palabras clave:
Educação física escolar. Cidadania.Resumen
O interesse deste estudo se concentrou na reflexão sobre os princípios da cidadania, nas aulas de Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi a observação da atuação de professores de Educação Física, em quatro escolas públicas de Ribeirão Preto, SP, com aplicação de 230 questionários, em alunos de 4ª à 8ª séries. Os dados analisados, descritivamente, indicam que, à medida que se aproxima o final do Ensino Fundamental, o interesse e a motivação pela disciplina vai diminuindo. Isso gera a necessidade de estabelecer especificidade nos conteúdos, abranger nova didáticas, construir e conquistar o sentido da cidadania, através de vivências efetivas de inclusão, alteridade, direito as estruturas necessárias ao ensino-aprendizagem,à reclassificação, enfim, a uma educação física escolar de qualidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.