Estruturadas X Desestruturadas:

representações acerca de família em âmbito escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18034

Palavras-chave:

Configurações familiares. Proteção. Desestrutura familiar. Educação escolar.

Resumo

Em âmbito escolar, é comum ouvir comentários acerca de famílias “estruturadas” ou “desestruturadas”, surgindo a necessidade de entender essa realidade, buscamos averiguar o que docentes e gestoras escolares querem dizer quando utilizam essas terminologias. O referencial teórico baseia-se em pesquisas que abordam sobre os conceitos de estrutura e desestrutura familiar, além de estudos na área da educação sobre a mesma temática. A coleta de dados foi realizada em três municípios sul-mato-grossenses com um total de seis mulheres, sendo três docentes e três gestoras escolares. Os resultados evidenciam que família “estruturada” é vista como o modelo tradicional, composto por pai, mãe e filhos, enquanto que todas as outras configurações familiares são vistas como “desestruturadas”. Contudo, problematizamos que o que caracteriza a desestrutura familiar são atitudes e comportamentos, ou a não garantia de segurança e proteção a todos os membros, não havendo relação direta com as diferentes formas de arranjos familiares.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

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Publicado

29-11-2019

Como Citar

Peres Gonçalves, J., & Eggert, E. (2019). Estruturadas X Desestruturadas: : representações acerca de família em âmbito escolar. Revista Educação Em Questão, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18034

Edição

Seção

Artigos