The The social representations of teacher and the constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18085

Keywords:

Chemistry Teacher certification, Professional Identity, Teacher, Social Representation

Abstract

This study focuses on perceive if the social representations concerning to be a teacher of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course influence the constitution of their identity. The dialogue between the social representations theory, in the Serge Moscovici´s perspective, and the one proposed by Claude Dubar refering to professional identity conducted the data analysis. To be a professor relates to personal fulfillment, intrinsically connected to motivation, autonomy, innovation, affection regarding students and to the need to listen to them. The findings that constitute t this study data permit to understand the role exerted by the other's look on the identity constitution. It is through such a look that the subject can also recognize himself. We hope that the present study may contribute to a resignification of the initial teacher training, considering it as a diachronic construction, permeated by the social context, by the attribution of the others and by the social representations.

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Author Biographies

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq e, Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/PUC-SP/CNPq). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId ? CNPq) e atua como pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - FCC/DPE-CIERS-Ed e da Cátedra UNESCO ? Profissionalidade Docente (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional. É assessora educacional junto a instituições de ensino públicas e particulares. Tem artigos e livros publicados na área de Educação e Psicologia. Bolsista produtividade CNPq - PQ/2.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de 2008 a maio de 2010.

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Published

29-11-2019

How to Cite

Lima Miranda, C., Maria Nigro de Souza Placco, V., & de Brito Rezende, D. (2019). The The social representations of teacher and the constitution of identity of students enrolled in a Chemistry teacher initial training course . Journal Education in Question, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18085