Las Las representaciones sociales de docencia y la constitución identitaria de licenciantes en Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18085

Palabras clave:

Licenciatura en Química, Identidad Profesional, Maestro, Representación Social

Resumen

Este estudio investigó las representaciones sociales sobre la enseñanza y su influencia en la constitución de la identidad profesional de licenciantes en Química. Los datos fueron interpretados por medio del diálogo entre dos teorías: la de las representaciones sociales, en la perspectiva de Serge Moscovici, y la de la identidad profesional de Claude Dubar. Ser profesor para ese grupo social se relaciona con la realización personal, intrínsecamente ligada a la motivación, la autonomía, la innovación, el afecto hacia los estudiantes y la necesidad de escucharlos. Los relatos que compusieron los datos de este estudio nos ayudan a comprender el papel de la mirada del otro en la constitución identitaria. Es por medio de tal mirada que el sujeto puede también reconocerse. Esperamos que este estudio pueda contribuir a la resignificación de la educación docente, considerándola como una construcción diacrónica, impregnada por el contexto social, por la atribución de los demás y por las representaciones sociales de los actores involucrados en proceso.

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Biografía del autor/a

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestra em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Licenciatura (2006) e Bacharelado (2007) em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Pesquisadora dos grupos de pesquisa: Linguagem no Ensino de Química/LIEQUI/USP/CNPq e, Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId/PUC-SP/CNPq). Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Vera Maria Nigro de Souza Placco, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e pós doutorado em Psicologia Social na École Des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) - França. Atualmente é professora titular dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional (PEPG em Educação: Formação de Formadores), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários na formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId ? CNPq) e atua como pesquisadora Associada do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade -Educação - FCC/DPE-CIERS-Ed e da Cátedra UNESCO ? Profissionalidade Docente (FCC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação, psicologia da educação, representações sociais e coordenação pedagógica / educacional. É assessora educacional junto a instituições de ensino públicas e particulares. Tem artigos e livros publicados na área de Educação e Psicologia. Bolsista produtividade CNPq - PQ/2.

Daisy de Brito Rezende, Universidade de São Paulo

Licenciada (1977) e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1978), obteve o mestrado (1986) e o doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (1994), sob orientação do Professor Vicente Guilherme Toscano. Desde 1991, é professora do Instituto de Química dessa mesma universidade (Departamento de Química Fundamental). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Fotoquímica Orgânica (enodionas, foto-homólise de halocompostos e fotoisomerização, em fase homogênea). Mais recentemente, tem-se voltado a estudos sobre biocatálise e atuado na pesquisa em Ensino de Quimica, sendo orientadora do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi Diretora da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química de maio de 2008 a maio de 2010.

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Publicado

29-11-2019

Cómo citar

Lima Miranda, C., Maria Nigro de Souza Placco, V., & de Brito Rezende, D. (2019). Las Las representaciones sociales de docencia y la constitución identitaria de licenciantes en Química. Educación En Cuestión, 57(54). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2019v57n54ID18085