Amor, sexo e distância física

Pedagogias do Webnamoro na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21741

Palavras-chave:

Pedagogias do webnamoro. Covid-19. Tinder. Pedagogias culturais.

Resumo

A pandemia da Covid-19 colocou milhares de pessoas em isolamento físico como principal estratégia para conter a contaminação e disseminação do vírus. Essa condição provocou mudanças nos modos de procurar e viver relações amorosas e sexuais, privilegiando os encontros virtuais em sites e aplicativos de paquera. Nesse contexto, o objetivo do artigo é analisar performances de amor e sexo de um grupo formado por homens gays usuários do Tinder, com a finalidade de identificar pedagogias sexuais resultantes do webnamoro. O argumento central é que as performances de amor e sexo desenvolvidas por esse grupo promovem pedagogias sexuais que nos orientam a festejar a vida, cuidar do corpo, explorar outras possibilidades para a paquera e a sexualidade online. O método usado para a pesquisa foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Com a pesquisa, concluímos que o webnamoro, em tempo de pandemia, reativa certos ideais do amor romântico como estratégias dos sujeitos para manterem a saúde física e mental.

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Biografia do Autor

Jeane Felix da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013-2015). Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Habilitações Pedagógicas e ao Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Fui vice-coordenadora do Curso de Pedagogia presencial, Campus I, da UFPB (2016-2019). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: HIV/aids, juventudes, sexualidades, gênero, currículo, políticas públicas intersetoriais e formação de profissionais de educação e de saúde, educação animalista e vegana.

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação), sendo orientado pela Profª. Drª Jeane Félix da Silva. Tenho graduação em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduação em Marketing e Propaganda pela Escola Superior de Marketing. Atualmente, sou graduando de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Educação Infantil pelo Centro Universitário SENAC/SP (Lato sensu). Coordeno o Grupo de Estudos e Análises Culturais em Educação (GEACE), vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em EJA e Educação Popular (NUPEP/UFPE), sou integrante do LEVE (Laboratório de Experiência, Visualidade e Educação) coordenado pela Profª Drª Maria Thereza Didier de Moraes (NEPHEPE/UFPE) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPCAE/UFRPE) coordenado pela Profª Drª Ana Paula Abrahamian de Souza e pela Profª Drª Fabiana Vidal. Minhas pesquisas voltam-se ao campo dos Estudos Culturais da Educação, Currículo e Estudos de gênero e de sexualidade em diálogo com as chamadas Pedagogias Culturais (cinema, música, redes sociais, etc).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas Digitais e um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias. É bolsista do CNPq (PQ 2). Coordenou o GT 16 - Educação e Comunicação, do EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (ANPED-Nordeste) 2017-2018. É membro e parecerista ad doc do GT 16 - Educação e Comunicação, da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Técnica: Benjamin, Adorno e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética e técnica; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologias digitais; educação, comunicação e tecnologias digitais; cibercultura e novas educações; leitura e escrita na era digital; currículo e formação de professores; redes sociais na internet.

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Publicado

16-10-2020

Como Citar

Felix da Silva, J., Oliveira da Silva Junior, A. ., & Souza Couto, E. . (2020). Amor, sexo e distância física: Pedagogias do Webnamoro na pandemia da Covid-19. Revista Educação Em Questão, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21741

Edição

Seção

Artigos