Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
Keywords:
Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação.Abstract
Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2008
How to Cite
Silva, S. a R. d. (2008). Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais. Journal Education in Question, 32(18). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.