Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais

Autores/as

  • Sidney a Reinaldo d Silva

Palabras clave:

Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação.

Resumen

Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sidney a Reinaldo d Silva

Prof. Dr. Sidney Reinaldo da Silva | Universidade Tuiuti do Paraná | Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação | E-mail: sidney.silva@utp.br

Publicado

15-08-2008

Cómo citar

Silva, S. a R. d. (2008). Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais. Educación En Cuestión, 32(18). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918