Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais
Palabras clave:
Modelos ético-políticos. Democracia. Gestão da educação.Resumen
Este texto apresenta modelos de democracia e suas diferentes racionalidades para pensar a gestão da educação, mostrando como certos pressupostos ético-políticos estão presentes nas formas como se justificam as decisões coletivas e como isso não se separa do tipo de cidadão que se quer formar. São abordadas a concepção liberal contratualista da democracia e a concepção participativa comunitarista. Mostra-se que essas concepções, por mais que se contraponham entre si, se entrecruzam e precisam uma da outra para se autodefinirem. Aponto que, a despeito de sua crítica ao individualismo e à lógica do contrato social como base para democracia, o comunitarismo permite ao capitalismo se rearticular a partir de novas bases ético-políticas e novos princípios para a educação.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2008
Cómo citar
Silva, S. a R. d. (2008). Modelos de democracia e gestão da educação: tendências atuais. Educación En Cuestión, 32(18). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3918
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.