Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal

Authors

  • Herculano da Silva Pombo M. Sequeira
  • José María Fernandez Batanero

Keywords:

Necessidades educativas especiais. Alunos itinerantes. Diversidade.

Abstract

Este estudo pretende compreender o
fenómeno da indigência educativa nas
crianças do circo que frequentam a
escola primária. A sua aprendizagem
é irregular, interrompida e baseada na
reconstrução sucessiva e dolorosa de
relações, conduzindo ao abandono
escolar precoce. A metodologia de
investigação foi dual, qualitativa e quantitativa.
A população-alvo é formada
pelos empresários de todos os circos
portugueses, os seus artistas com filhos na
escola primária, essas crianças, e os seus
professores, em escolas que acolheram
alunos itinerantes, na Regão de Lisboa
e Oeste. A solução proposta é um misto
de ensino presencial móvel, com reforço
de aprendizagem em ambiente virtual,
e eventual itinerância escolar voluntária.
Isso significa uma adaptação do ano lectivo
à temporada de circo, transformando
a variável crítica ‘tempo escolar’ num
recurso mobilizável para uma educação
inclusiva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Herculano da Silva Pombo M. Sequeira

Prof. Dr. Herculano da Silva Pombo M. SequeiraUniversidade Moderna de Lisboa | PortugalFaculdade de EducaçãoGrupo de Investigación Didáctica: Análisis Tecnológico y CualitativoE-mail | hpombo@portugalmail.com

José María Fernandez Batanero

Prof. Dr. José María Fernandez BataneroUniversidad de Sevilla |EspañaDepartamento de Didáctica y Organización EducativaGrupo de Investigación Didáctica: Análisis Tecnológico y CualitativoE-mail | batanero@us.es

Published

15-12-2010

How to Cite

M. Sequeira, H. da S. P., & Batanero, J. M. F. (2010). Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal. Journal Education in Question, 39(25). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4012