Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal
Palabras clave:
Necessidades educativas especiais. Alunos itinerantes. Diversidade.Resumen
Este estudo pretende compreender ofenómeno da indigência educativa nas
crianças do circo que frequentam a
escola primária. A sua aprendizagem
é irregular, interrompida e baseada na
reconstrução sucessiva e dolorosa de
relações, conduzindo ao abandono
escolar precoce. A metodologia de
investigação foi dual, qualitativa e quantitativa.
A população-alvo é formada
pelos empresários de todos os circos
portugueses, os seus artistas com filhos na
escola primária, essas crianças, e os seus
professores, em escolas que acolheram
alunos itinerantes, na Regão de Lisboa
e Oeste. A solução proposta é um misto
de ensino presencial móvel, com reforço
de aprendizagem em ambiente virtual,
e eventual itinerância escolar voluntária.
Isso significa uma adaptação do ano lectivo
à temporada de circo, transformando
a variável crítica ‘tempo escolar’ num
recurso mobilizável para uma educação
inclusiva.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2010
Cómo citar
M. Sequeira, H. da S. P., & Batanero, J. M. F. (2010). Um estudo sobre os alunos itinerantes, filhos dos artistas de circo, no 1º Ciclo no ensino básico, em Portugal. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4012
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.