A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas

Authors

  • Thiago Loreto Garcia da Silva
  • Bruna D’andréa de Andrades
  • Helena Beatriz Kochenboerger Scarparo
  • Adolfo Pizzinato

Keywords:

Educação tutorial. Programa PET. Práticas. Ensino.

Abstract

Este estudo tem como objetivo identificar
os diferentes significados produzidos sobre
Educação Tutorial a partir da experiência de
docentes do Programa de Educação Tutorial
(PET). Foram entrevistados todos os tutores da
região metropolitana de Porto Alegre, elegendo
uma análise qualitativa dos dados.
Conhecendo a maneira com que cada um
trabalha com seu grupo, seus pontos em
comum e suas diferenças, se abre o debate
sobre o que é ser tutor e, assim, se gera a
possibilidade de agregar diferentes práticas
de ensino no ambiente educacional, contribuindo
para a melhoria das condições de
ensino. As práticas de Educação Tutorial
se consolidam a partir de uma necessidade
brasileira de um ensino superior de
qualidade. Segundo os participantes da pesquisa,
se rompe com o modelo tradicional e
cientificista, abrindo um espaço produtor de
diálogos e articulação de diferentes saberes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Loreto Garcia da Silva

Graduando Thiago Loreto Garcia da SilvaPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial | PETE-mail | thiagoloreto@hotmail.com

Bruna D’andréa de Andrades

Graduanda Bruna D’andréa de AndradesPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET)E-mail | petpsico@pucrs.br

Helena Beatriz Kochenboerger Scarparo

Profa. Dra. Helena Beatriz Kochenboerger ScarparoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET) Grupo de Pesquisa Psicologia e Políticas Sócias −memória, história e produção do presentePrograma de Pós Graduação em Psicologia | PUC-RSE-mail | scarparo@pucrs.br

Adolfo Pizzinato

Prof. Dr. Adolfo PizzinatoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET).Tutor Grupo PET Psicologia | PUC-RSGrupo de Pesquisa Identidades narrativas e comunidades de práticaE-mail | petpsico@pucrs.br

Published

15-12-2010

How to Cite

Silva, T. L. G. da, Andrades, B. D. de, Scarparo, H. B. K., & Pizzinato, A. (2010). A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas. Journal Education in Question, 39(25). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016