A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas

Autores/as

  • Thiago Loreto Garcia da Silva
  • Bruna D’andréa de Andrades
  • Helena Beatriz Kochenboerger Scarparo
  • Adolfo Pizzinato

Palabras clave:

Educação tutorial. Programa PET. Práticas. Ensino.

Resumen

Este estudo tem como objetivo identificar
os diferentes significados produzidos sobre
Educação Tutorial a partir da experiência de
docentes do Programa de Educação Tutorial
(PET). Foram entrevistados todos os tutores da
região metropolitana de Porto Alegre, elegendo
uma análise qualitativa dos dados.
Conhecendo a maneira com que cada um
trabalha com seu grupo, seus pontos em
comum e suas diferenças, se abre o debate
sobre o que é ser tutor e, assim, se gera a
possibilidade de agregar diferentes práticas
de ensino no ambiente educacional, contribuindo
para a melhoria das condições de
ensino. As práticas de Educação Tutorial
se consolidam a partir de uma necessidade
brasileira de um ensino superior de
qualidade. Segundo os participantes da pesquisa,
se rompe com o modelo tradicional e
cientificista, abrindo um espaço produtor de
diálogos e articulação de diferentes saberes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Loreto Garcia da Silva

Graduando Thiago Loreto Garcia da SilvaPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial | PETE-mail | thiagoloreto@hotmail.com

Bruna D’andréa de Andrades

Graduanda Bruna D’andréa de AndradesPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET)E-mail | petpsico@pucrs.br

Helena Beatriz Kochenboerger Scarparo

Profa. Dra. Helena Beatriz Kochenboerger ScarparoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET) Grupo de Pesquisa Psicologia e Políticas Sócias −memória, história e produção do presentePrograma de Pós Graduação em Psicologia | PUC-RSE-mail | scarparo@pucrs.br

Adolfo Pizzinato

Prof. Dr. Adolfo PizzinatoPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | Porto AlegreFaculdade de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação da Faculdade de PsicologiaPrograma de Educação Tutorial (PET).Tutor Grupo PET Psicologia | PUC-RSGrupo de Pesquisa Identidades narrativas e comunidades de práticaE-mail | petpsico@pucrs.br

Publicado

15-12-2010

Cómo citar

Silva, T. L. G. da, Andrades, B. D. de, Scarparo, H. B. K., & Pizzinato, A. (2010). A educação tutorial – reflexão de docentes sobre suas práticas. Educación En Cuestión, 39(25). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4016