A inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares: análise do contexto institucional na perspectiva dos educadores
Keywords:
Educação inclusiva. Deficiência intelectual. Formação de professores. Acessibilidade. Políticas inclusivas. Inclusão.Abstract
O presente estudo objetiva investigar a percepção dos professores sobre fatores influenciadores da inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas regulares. A amostra contou com 33 professores do ensino fundamental de 10 escolas públicas estaduais de Belém (PA). Foram utilizados questionários para a coleta de dados, posteriormente tratados mediante a estatística descritiva. Os resultados mostram que, na percepção dos professores, são inúmeras as barreiras que dificultam o processo de inclusão, como a falta de qualificação docente e de apoio especializado. A obrigatoriedade de acesso e a permanência com sucesso dos alunos na escola regular exigem a concretização de políticas públicas que proporcionem as condições necessárias para a sua efetivação. A inclusão não pode acontecer, apenas, por determinação legal, mas, sobretudo, pela necessidade de possibilitar ao outro o convívio social e educacional. A comunidade escolar precisa ser apoiada e orientada a refletir, criticamente, sobre suas atitudes visando a sua assunção no papel de agente transformador da educação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.