A inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares: análise do contexto institucional na perspectiva dos educadores
Palavras-chave:
Educação inclusiva. Deficiência intelectual. Formação de professores. Acessibilidade. Políticas inclusivas. Inclusão.Resumo
O presente estudo objetiva investigar a percepção dos professores sobre fatores influenciadores da inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas regulares. A amostra contou com 33 professores do ensino fundamental de 10 escolas públicas estaduais de Belém (PA). Foram utilizados questionários para a coleta de dados, posteriormente tratados mediante a estatística descritiva. Os resultados mostram que, na percepção dos professores, são inúmeras as barreiras que dificultam o processo de inclusão, como a falta de qualificação docente e de apoio especializado. A obrigatoriedade de acesso e a permanência com sucesso dos alunos na escola regular exigem a concretização de políticas públicas que proporcionem as condições necessárias para a sua efetivação. A inclusão não pode acontecer, apenas, por determinação legal, mas, sobretudo, pela necessidade de possibilitar ao outro o convívio social e educacional. A comunidade escolar precisa ser apoiada e orientada a refletir, criticamente, sobre suas atitudes visando a sua assunção no papel de agente transformador da educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.