A inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares: análise do contexto institucional na perspectiva dos educadores

Autores/as

  • Marilena Guimarães Lima
  • Maria da Conceição Dias Souto
  • Vernon Furtado da Silva
  • José Henrique

Palabras clave:

Educação inclusiva. Deficiência intelectual. Formação de professores. Acessibilidade. Políticas inclusivas. Inclusão.

Resumen

O presente estudo objetiva investigar a percepção dos professores sobre fatores influenciadores da inclusão de alunos com deficiência intelectual em turmas regulares. A amostra contou com 33 professores do ensino fundamental de 10 escolas públicas estaduais de Belém (PA). Foram utilizados questionários para a coleta de dados, posteriormente tratados mediante a estatística descritiva. Os resultados mostram que, na percepção dos professores, são inúmeras as barreiras que dificultam o processo de inclusão, como a falta de qualificação docente e de apoio especializado. A obrigatoriedade de acesso e a permanência com sucesso dos alunos na escola regular exigem a concretização de políticas públicas que proporcionem as condições necessárias para a sua efetivação. A inclusão não pode acontecer, apenas, por determinação legal, mas, sobretudo, pela necessidade de possibilitar ao outro o convívio social e educacional. A comunidade escolar precisa ser apoiada e orientada a refletir, criticamente, sobre suas atitudes visando a sua assunção no papel de agente transformador da educação.

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Biografía del autor/a

Marilena Guimarães Lima

Profa. Ms. Marilena Guimarães LimaUniversidade Estadual Vale do Acaraú | Belém | ParáDepartamento de EducaçãoE-mail | marilena_tavares@yahoo.com.br

Maria da Conceição Dias Souto

Profa. Ms. Maria da Conceição Dias SoutoFaculdade Ipiranga | Belém | ParáDepartamento de EducaçãoE-mail | concesouto@hotmail.com

Vernon Furtado da Silva

Prof. Dr. Vernon Furtado da SilvaUniversidade Castelo Branco | Rio de JaneiroDepartamento de Educação FísicaLaboratório de Aprendizagem Neural e Performance Motora | LANPEME-mail |vernonfurtado2005@yahoo.com.br

José Henrique

Prof. Dr. José HenriqueUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro | Seropédica | Rio de JaneiroInstituto de EducaçãoDepartamento de Educação Física e DesportosGrupo de Pesquisa Pedagogia de Educação Física e EsporteE-mail | henriquejoe@hotmail.com

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Lima, M. G., Dias Souto, M. da C., Silva, V. F. da, & Henrique, J. (2010). A inclusão de alunos com deficiência intelectual em classes regulares: análise do contexto institucional na perspectiva dos educadores. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4028