Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores

Authors

  • Andréia da Silva Quintanilha Sousa

Keywords:

Política. Formação de professores. Universidade Aberta do Brasil.

Abstract

O trabalho discute a abrangência e o marcoregulatório da Universidade Aberta do Brasil(UAB), cuja ênfase principal é a formaçãoinicial e continuada de professores da educaçãobásica. A análise está alicerçada navertente epistemológica crítico-dialética, poisa investigação recupera o contexto social eas condições históricas do fenômeno educativoestudado. Nesse sentido, a legislação ea política de expansão da educação superiorassociadas às exigências da reestruturação docapital, em âmbito global, revelam que a UABatende aos interesses do capital bem comoamplia o número de docentes qualificados emnível superior, na modalidade a distância e emserviço. Essas orientações estão em consonânciacom as diretrizes políticas emanadas pelosOrganismos Internacionais para os paísessubdesenvolvidos. Destaca que a regulação,a supervisão e a avaliação do sistema UABpodem impactar o processo de ensino-aprendizagemse uma reflexão crítica acerca dosmarcos regulatórios, para além da definiçãode normas e procedimentos, objetivar garantircredibilidade e qualidade ao processo e aosseus desdobramentos nas Instituições Públicasde Educação Superior (IPES) que adotam aUAB.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Andréia da Silva Quintanilha Sousa

Profa. Dra Andréia da Silva Quintanilha SousaUniversidade Federal de Rondônia | Porto Velho | RondôniaDepartamento de Ciências da EducaçãoGrupos de Pesquisa Grupo PráxisGrupo de Pesquisa UniversitasE-mail | aquintanilhasousa@yahoo.com.brE-mail | andreia_quintanilha_sousa@hotmail.com

Published

15-04-2012

How to Cite

Quintanilha Sousa, A. da S. (2012). Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores. Journal Education in Question, 42(28). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4055