Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores
Keywords:
Política. Formação de professores. Universidade Aberta do Brasil.Abstract
O trabalho discute a abrangência e o marcoregulatório da Universidade Aberta do Brasil(UAB), cuja ênfase principal é a formaçãoinicial e continuada de professores da educaçãobásica. A análise está alicerçada navertente epistemológica crítico-dialética, poisa investigação recupera o contexto social eas condições históricas do fenômeno educativoestudado. Nesse sentido, a legislação ea política de expansão da educação superiorassociadas às exigências da reestruturação docapital, em âmbito global, revelam que a UABatende aos interesses do capital bem comoamplia o número de docentes qualificados emnível superior, na modalidade a distância e emserviço. Essas orientações estão em consonânciacom as diretrizes políticas emanadas pelosOrganismos Internacionais para os paísessubdesenvolvidos. Destaca que a regulação,a supervisão e a avaliação do sistema UABpodem impactar o processo de ensino-aprendizagemse uma reflexão crítica acerca dosmarcos regulatórios, para além da definiçãode normas e procedimentos, objetivar garantircredibilidade e qualidade ao processo e aosseus desdobramentos nas Instituições Públicasde Educação Superior (IPES) que adotam aUAB.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-04-2012
How to Cite
Quintanilha Sousa, A. da S. (2012). Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores. Journal Education in Question, 42(28). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4055
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.