Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores

Autores/as

  • Andréia da Silva Quintanilha Sousa

Palabras clave:

Política. Formação de professores. Universidade Aberta do Brasil.

Resumen

O trabalho discute a abrangência e o marcoregulatório da Universidade Aberta do Brasil(UAB), cuja ênfase principal é a formaçãoinicial e continuada de professores da educaçãobásica. A análise está alicerçada navertente epistemológica crítico-dialética, poisa investigação recupera o contexto social eas condições históricas do fenômeno educativoestudado. Nesse sentido, a legislação ea política de expansão da educação superiorassociadas às exigências da reestruturação docapital, em âmbito global, revelam que a UABatende aos interesses do capital bem comoamplia o número de docentes qualificados emnível superior, na modalidade a distância e emserviço. Essas orientações estão em consonânciacom as diretrizes políticas emanadas pelosOrganismos Internacionais para os paísessubdesenvolvidos. Destaca que a regulação,a supervisão e a avaliação do sistema UABpodem impactar o processo de ensino-aprendizagemse uma reflexão crítica acerca dosmarcos regulatórios, para além da definiçãode normas e procedimentos, objetivar garantircredibilidade e qualidade ao processo e aosseus desdobramentos nas Instituições Públicasde Educação Superior (IPES) que adotam aUAB.

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Biografía del autor/a

Andréia da Silva Quintanilha Sousa

Profa. Dra Andréia da Silva Quintanilha SousaUniversidade Federal de Rondônia | Porto Velho | RondôniaDepartamento de Ciências da EducaçãoGrupos de Pesquisa Grupo PráxisGrupo de Pesquisa UniversitasE-mail | aquintanilhasousa@yahoo.com.brE-mail | andreia_quintanilha_sousa@hotmail.com

Publicado

15-04-2012

Cómo citar

Quintanilha Sousa, A. da S. (2012). Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores. Educación En Cuestión, 42(28). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4055