A relação orinetador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão
Keywords:
Pós-graduação. Relação orientador-orientando. Autonomia. Capes.Abstract
Este artigo, resultante de investigação teórico-empírica, contempla dados oriundosde pesquisa sobre o processo de formação,orientação e escrita na Pós-graduação.Diante das controvérsias da organização efinanciamento da Pós-graduação stricto sensuno Brasil, procuramos analisar como se dáa relação orientador-orientando. Utilizamos30% das 74 entrevistas realizadas comdocentes de Programas de Pós-graduaçãoem Educação no país, com nota superiora 5 nas avaliações da Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (Capes) de dois triênios (2003-2008). Num cenário em que predominaa heteronomia, Kant e Bourdieu inspirarama discussão dos conceitos de autonomia epoder simbólico, centrais na análise da relaçãoorientador-orientado.Downloads
Downloads
Published
15-08-2012
How to Cite
Alves, V. M., Espindola, I. C. P., & Bianchetti, L. (2012). A relação orinetador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Journal Education in Question, 43(29). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.