A relação orinetador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão

Autores/as

  • Vânia Maria Alves
  • Isabel Cristina Pitz Espindola
  • Lucídio Bianchetti

Palabras clave:

Pós-graduação. Relação orientador-orientando. Autonomia. Capes.

Resumen

Este artigo, resultante de investigação teórico-empírica, contempla dados oriundosde pesquisa sobre o processo de formação,orientação e escrita na Pós-graduação.Diante das controvérsias da organização efinanciamento da Pós-graduação stricto sensuno Brasil, procuramos analisar como se dáa relação orientador-orientando. Utilizamos30% das 74 entrevistas realizadas comdocentes de Programas de Pós-graduaçãoem Educação no país, com nota superiora 5 nas avaliações da Coordenaçãode Aperfeiçoamento de Pessoal de NívelSuperior (Capes) de dois triênios (2003-2008). Num cenário em que predominaa heteronomia, Kant e Bourdieu inspirarama discussão dos conceitos de autonomia epoder simbólico, centrais na análise da relaçãoorientador-orientado.

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Biografía del autor/a

Vânia Maria Alves

Profa. Dra. Vânia Maria AlvesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia | ParanáCurso de PedagogiaMembro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento noEnsino Superior | TRACESE-mail | vania.alves@ifpr.edu.br

Isabel Cristina Pitz Espindola

Graduanda Isabel Cristina Pitz EspindolaCurso de PedagogiaUniversidade Federal de Santa CatarinaBolsista de Iniciação Científica do Programa Institucional de Bolsasde Iniciação Científica- PIBICGrupo de Pesquisa | Trabalho e Conhecimento noEnsino Superior | TRACESE-mail | belpitz@gmail.com

Lucídio Bianchetti

Prof. Dr. Lucídio BianchettiUniversidade Federal de Santa CatarinaCentro de EducaçãoCoordenador do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento noEnsino Superior | TRACESPesquisador Produtividade 1C do CNPqE-mail | lucidio.bianchetti@pq.cnpq.br

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Alves, V. M., Espindola, I. C. P., & Bianchetti, L. (2012). A relação orinetador-orientando na Pós-graduação stricto sensu no Brasil: a autonomia dos discentes em discussão. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4071