Planejamento e relações de poder: antagonismos na política educacional
Keywords:
Planejamento. Relações entre poderes. Reforma educacional brasileira.Abstract
Analisamos o planejamento proveniente domovimento das forças sociais e políticas queimpulsionam as políticas educacionais nasduas últimas décadas. Esse movimento estápermeado por articulações entre instânciasde poder transnacional, nacional e local,de modo que um projeto de educação transnacionalizadoapresenta antagonismos,confluências e embates analisados, particularmente,em nível escolar. O artigo analisaa literatura e documentos pertinentes à temáticabem como entrevistas realizadas comuma funcionária da Secretaria de EducaçãoMunicipal e com sujeitos de uma escola deNatal, RN. Constatamos a concretização depretensões dos formuladores das políticaseducacionais, porém, isso não ocorre à reveliadas crenças dos profissionais da Escola,que entendem que este é o lócus preferencialde um projeto de educação humanizadoracontrapondo-se aos ideais neoliberais.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2012
How to Cite
Garcia, L. T. dos S., & Queiroz, M. A. de. (2012). Planejamento e relações de poder: antagonismos na política educacional. Journal Education in Question, 43(29). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4073
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.