Planejamento e relações de poder: antagonismos na política educacional

Autores/as

  • Luciane Terra dos Santos Garcia
  • Maria Aparecida de Queiroz

Palabras clave:

Planejamento. Relações entre poderes. Reforma educacional brasileira.

Resumen

Analisamos o planejamento proveniente domovimento das forças sociais e políticas queimpulsionam as políticas educacionais nasduas últimas décadas. Esse movimento estápermeado por articulações entre instânciasde poder transnacional, nacional e local,de modo que um projeto de educação transnacionalizadoapresenta antagonismos,confluências e embates analisados, particularmente,em nível escolar. O artigo analisaa literatura e documentos pertinentes à temáticabem como entrevistas realizadas comuma funcionária da Secretaria de EducaçãoMunicipal e com sujeitos de uma escola deNatal, RN. Constatamos a concretização depretensões dos formuladores das políticaseducacionais, porém, isso não ocorre à reveliadas crenças dos profissionais da Escola,que entendem que este é o lócus preferencialde um projeto de educação humanizadoracontrapondo-se aos ideais neoliberais.

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Biografía del autor/a

Maria Aparecida de Queiroz

Profa. Dra. Maria Aparecida de QueirozUniversidade Federal do Rio Grande do Norte| NatalCentro de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa | Políticas e Gestão da EducaçãoE-mail | cidinha@ufrnet.br

Publicado

15-08-2012

Cómo citar

Garcia, L. T. dos S., & Queiroz, M. A. de. (2012). Planejamento e relações de poder: antagonismos na política educacional. Educación En Cuestión, 43(29). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4073