Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950)
Keywords:
Mulheres. Professoras. Magistério. Sociabilidade. Feminização. Educação.Abstract
A memória feminina usada como fonte de pesquisa histórica apresenta paradoxos entre os fatos da realidade objetiva e o desejo de ser e realizar que costumam estar implícitos na fala das mulheres. Este trabalho está voltado para a reconstituição da vida de professoras nos anos 1940 e 1950, numa cidade de porte médio do interior paulista. Essas mulheres fizeram do magistério um objetivo que lhes proporcionou motivo de orgulho pelo que conseguiram realizar. Nos seus testemunhos foi possível detectar que os vários matizes que compõem o universo feminino como o casamento e a maternidade não estão dissociados da profissão de professora, servindo mesmo para justificar a opção pela carreira. As suas lembranças tambémpossibilitaram recuperar um passado feminino representado por interfaces
de existências transcorridas no interior do Estado e compor um panorama da sua vida pessoal e profissional, assim como as escolhas realizadas dentro da perspectiva de ser mulher.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2006
How to Cite
Almeida, J. S. de. (2006). Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950). Journal Education in Question, 27(13). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4492
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.