Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950)
Palavras-chave:
Mulheres. Professoras. Magistério. Sociabilidade. Feminização. Educação.Resumo
A memória feminina usada como fonte de pesquisa histórica apresenta paradoxos entre os fatos da realidade objetiva e o desejo de ser e realizar que costumam estar implícitos na fala das mulheres. Este trabalho está voltado para a reconstituição da vida de professoras nos anos 1940 e 1950, numa cidade de porte médio do interior paulista. Essas mulheres fizeram do magistério um objetivo que lhes proporcionou motivo de orgulho pelo que conseguiram realizar. Nos seus testemunhos foi possível detectar que os vários matizes que compõem o universo feminino como o casamento e a maternidade não estão dissociados da profissão de professora, servindo mesmo para justificar a opção pela carreira. As suas lembranças tambémpossibilitaram recuperar um passado feminino representado por interfaces
de existências transcorridas no interior do Estado e compor um panorama da sua vida pessoal e profissional, assim como as escolhas realizadas dentro da perspectiva de ser mulher.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-12-2006
Como Citar
Almeida, J. S. de. (2006). Memórias da Educação: professoras primárias no interior paulista (1940-1950). Revista Educação Em Questão, 27(13). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4492
Edição
Seção
Artigos
Licença
À Revista Educação em Questão ficam reservados os direitos autorais no tocante a todos os artigos nela publicados.
A Revista Educação em Questão reserva-se ao direito de não publicar artigos e resenhas de mesma autoria (ou em co-autoria) em intervalos inferiores há 1 (um) ano.